Um bom curso de copywriting é aquele que prepara você para atuar no mercado de trabalho de forma eficiente e honesta.
Embora a oferta seja grande, há uma infinidade de cursos que não entregam o que prometem, o que resulta em frustração por parte de quem compra o produto.
Por isso, na hora de escolher o seu, é preciso avaliar os profissionais envolvidos na produção e venda do curso para que você tenha segurança.
O copywriter é o profissional que domina as técnicas de escrita persuasiva, cujo objetivo é vender produtos ou serviços para os consumidores.
No entanto, não basta apenas aprender a produzir um texto que venda, é importante que o processo de elaboração seja levado a sério.
Pois, muito mais que vender, é preciso entender como o leitor receberá as informações e como se posicionará diante delas.
Portanto, é preciso ficar atento a um fator indispensável, o nível de consciência do leitor. Ele é que vai definir se o seu texto será bem aceito ou não.
Além disso, o copywriter de sucesso é aquele que investe em constantes conhecimentos que envolvem o marketing digital, assim como o comportamento do consumidor.
Se você se interessou pelo assunto sobre curso de copywriting quer aprender a como se tornar um profissional de sucesso, continue por aqui.
Vamos lá?
Curso de copywriting: como se preparar bem para o mercado de trabalho
Com a popularização do profissional de copy, é comum encontrar centenas de ofertas de curso de copywriting.
No entanto, isso não quer dizer que para se preparar você possa escolher qualquer curso.
Muitas pessoas querem um curso, mas não querem de fato se dedicar na busca por conhecimento.
É importante entender que a formação de um bom profissional de copy é longa e nunca estará plenamente construída.
Uma vez que cada cliente ou cada produto é uma experiência nova para o profissional. Ele terá que estudar o contexto para produzir um copy eficiente.
Além disso, é importante quebrar alguns paradigmas que foram construídos ao longo do tempo, ao que diz respeito à elaboração de uma boa carta de vendas.
Um deles é acreditar que basta apenas usar os “gatilhos mentais” na elaboração da copy e o sucesso virá.
No entanto, após muitos estudos sobre o comportamento humano, chegou-se à conclusão de que é preciso muito mais que isso para influenciar o leitor de forma que ele efetue uma compra.
Por isso, entender o seu nível de consciência e construir copys que atendam às suas necessidades naquele momento é fundamental.
Certamente, você já pode perceber que não há nada de automático na construção de um bom texto de vendas.
Sendo assim, é preciso escolher um bom curso de copywriting, elaborado e coordenado por profissionais sérios e experientes.
Veja algumas dicas que farão toda a diferença na hora de escolher o seu curso e se preparar para o mercado de trabalho.
1. Escolha um curso de qualidade
Essa dica pode parecer óbvia demais, no entanto, é fundamental que ela seja mencionada ao perceber a realidade do mercado.
Diariamente surgem dezenas de pessoas oferecendo cursos de copy.
Por se tratar de um mercado novo no Brasil, muitos deles ainda não construíram uma carreira sólida, o que deixa o material raso e com pouca aplicabilidade.
Dessa forma, por haver uma demanda importante, acabam por apenas divulgar seu produto, sem pensar na qualidade do conteúdo, o que é o mais importante.
Portanto, na hora de adquirir o seu curso de copywriting seja cauteloso e escolha um curso que lhe ofereça toda a base necessária para o seu processo de aprendizagem.
2. Fuja dos cursos rápidos
Vivemos numa sociedade imediatista. A grande maioria das pessoas querem tudo para ontem. Até mesmo a formação profissional precisa ser rápida.
No entanto, é importante que você considere o fato de que ninguém conseguirá se tornar um grande profissional, sem aprofundar seus conhecimentos.
Ou seja, se você está pensando em comprar um curso e com 15 dias já começar a ganhar milhares de reais, saiba que isso não é real.
Sendo assim, é fundamental que você adquira cursos densos.
Como mencionamos acima, para se tornar um profissional de sucesso, é preciso aprender muito mais do que construir um texto de vendas.
3. Procure por profissionais experientes
Você acha que alguém que nunca preparou um doce de goiaba na vida ou mesmo quem tentou uma ou duas vezes, estará preparado para lhe ensinar a preparar essa especiaria?
A resposta é obviamente que não. O mesmo acontece com quem quer vender curso de copywriting sem ter um nível de experiência elevado.
É claro que não é preciso esperar a vida inteira para passar adiante seus conhecimentos sobre o assunto, mas é preciso ter o mínimo de vivência.
Além disso, essa experiência profissional é o que ajuda na percepção do que é certo e o que é errado, do que funciona e do que não funciona.
Dessa forma, quando for comprar o seu curso de copywriting preste atenção nas informações relacionadas aos produtores.
Veja o tempo de experiência que eles possuem atuando como copywriter.
Isso é primordial na construção de um curso que lhe ofereça a base que você precisa para se tornar um profissional de sucesso.
4. Não escolha o curso de copywriting pelo preço
Quanto maior a demanda por um produto, maiores serão as ofertas.
Diante dessa triste realidade do mercado, para se tornar um profissional de sucesso, você precisa fazer uma escolha assertiva.
Atualmente as empresas têm avaliado a qualidade do aluno pelas influências que ele busca, afinal, vivemos em um mundo conectado.
A pressa é uma grande inimiga no processo de preparação para se tornar um profissional de destaque no mercado.
Da mesma forma, buscar leituras relevantes, conteúdos técnicos e aumentar a absorção de bons conteúdos gerais, dão mais bagagem para que você possa produzir materiais mais interessantes.
Lembre-se que preço é diferente de valor. Portanto, comprar um curso que entregue valor e lhe transforme no profissional que você deseja ser, não tem preço.
Curso de copywriting: quais as áreas de atuação de um copywriter
Agora que você já sabe como se tornar um copywriter de sucesso, é hora de entender a forma de atuação desse profissional.
Ele é responsável por produzir textos que estimulem as pessoas a realizar uma ação, na grande maioria das vezes fazer uma compra.
No entanto, tudo depende da estratégia envolvida. Portanto, além de construir textos persuasivos, o copywriter precisa entender sobre o processo de vendas.
Esse processo é formado pelos níveis de consciência do leitor. Cada texto precisa ser escrito visando alcançá-lo.
Mas para que isso aconteça de forma eficaz, é fundamental estabelecer uma comunicação que chame a atenção de acordo com o estágio que ele está.
Porém, além de entender sobre os níveis de consciência, é necessário entender a temperatura do cliente em relação ao seu potencial de compra.
Para cada nível de consciência, é definida uma temperatura. Ela também influencia o nível de dificuldade que você terá para conseguir realizar uma venda.
Ou seja, o copywriter precisa estar atento a essas questões e elaborar diferentes tipos de textos para cada situação.
Veja como funciona a temperatura e os níveis de consciência dos consumidores, a base é:
- Fria: ausência de consciência sobre o problema que precisa ser resolvido, assim como da solução que pode ser encontrada.
- Morna: em consciência do problema e de algumas possíveis soluções.
- Quente: sabe do problema e das soluções.
Ter acesso a essas informações é a base para construção de uma copy atrativa, persuasiva e eficiente.
Ainda há no mercado pessoas que acreditam que para construir uma copy de vendas de resultado é preciso dominar os “gatilhos mentais”. Um conselho: fuja desses “gatilhos”.
Embora sejam bastante comentados, não há nenhuma base científica e ficar preso a eles empobrece o seu material, pois as pessoas que lerão as copys não serão facilmente convencidas assim.
Veja agora onde o copywriter pode atuar
Ao concluir um bom curso de copywriting, o profissional poderá atuar elaborando variados tipos de textos de venda.
Além disso, ele também poderá oferecer todo o suporte para as campanhas, acompanhando de perto as estratégias e os resultados.
Veja os principais tipos de texto que poderá elaborar:
- Cartas de vendas para os mais variados públicos e os mais diversos tipos de produto;
- Peças publicitárias em diferentes formatos;
- Criação de roteiros de vídeos para venda;
- Elaboração de artigos voltados para educação e conscientização do público;
- Produção de cartas de vendas;
- Criação de texto de email para as diferentes níveis de conscientização;
- Produção de textos para Landing Page;
- Na produção das copys para venda dos seus próprios produtos, entre outras possibilidades.
Os locais onde o copywriter poderá trabalhar variam de acordo com a realidade e necessidades do profissional.
Mas, não há como negar que a liberdade geográfica é um dos maiores benefícios a serem conquistados.
Para aqueles que optam por trabalhar em por conta própria ou o famoso freelancer, ser um profissional de copys pode ser bastante vantajoso.
A liberdade de escolher seus horários de trabalho, local e o quanto será remunerado pelo seu serviço.
Entretanto, lembre-se que entregar muito mais que qualidade deve ser o seu diferencial. Tanto atuando como freelancer, ou como contratado por alguma empresa.
Para quem escolhe construir sua carreira trabalhando na iniciativa privada, poderá escolher entre as variadas oportunidades.
Veja algumas delas:
- Agência de publicidade;
- Veículos de comunicação dos mais variados.
- Agências de marketing digital.
- No setor de marketing de diversas empresas.
Se você está em busca de um curso de copywriting para produzir as copys dos seus produtos, essa também é uma forma de atuação e que poderá render muitos lucros.
Afinal, seu produto pode ser muito bom, mas se ele não for bem divulgado, usando uma estratégia muito bem elaborada, suas chances de vendas serão menores.
Qual a média de lucros que podem ser obtidos?
O que não faltam são anúncios sobre os altos ganhos para quem escolher fazer um curso copywriting.
No entanto, é importante que você não se apegue a propagandas com promessas mirabolantes de ganhos extraordinários nos primeiros dias de trabalho.
Os ganhos para o um copywriter podem variar de R$3.000,00 a R$6.000,00 ou até mais.
Tudo dependerá da qualidade das copys que você produz e dos resultados obtidos com elas.
Ademais, quanto maior for a sua experiência na área, mais facilmente dominará as técnicas e mais poderá receber pelos seus serviços.
Ou seja, nada acontecerá da noite para o dia e é bem possível que você comece ganhando menos que o valor do mercado.
Principalmente se não investir na sua formação, escolhendo cursos pouco fundamentados e que não preparam o profissional para atuar no mercado.
É importante ressaltar que, a cada dia a demanda por copywriters cresce de forma acelerada, portanto, investir em uma boa formação fará toda a diferença.
O profissional precisará entender das técnicas para elaboração de um bom texto de vendas, conhecer sobre a jornada de compras do consumidor, níveis de consciência e temperatura do público-alvo.
Além disso, é preciso considerar o tom de voz e também o estilo de linguagem para que a copy se torne atrativa.
Entender de marketing digital é fundamental no processo de preparação para se tornar um grande profissional da área.
Curso de copywriting: por que se fala tanto em aprender sobre “gatilhos mentais”
Quando o assunto é elaboração de textos persuasivos é comum ouvir dizer que o copywriter é profissional que elabora um texto de vendas baseado nos “gatilhos mentais”.
Temos aqui uma meia verdade. Sabe por que? Nenhum texto de vendas eficiente e que entregue resultados pode ser elaborado apenas pensando nesse aspecto.
Isso seria o mesmo que ter a percepção que o leitor é uma simples marionete e que será facilmente convencido.
Embora os estímulos mentais sejam essenciais e muito bem usados, eles devem ser inseridos dentro de um contexto muito mais amplo.
Antes da elaboração de uma copy é preciso analisar os objetivos dessa estratégia.
A maioria das pessoas querem vender, mas pode ser que haja um longo caminho até conquistar esse objetivo.
Como vimos no tópico sobre temperatura e níveis de consciência, nem sempre o público-alvo está preparado para receber o anúncio de vendas direta.
Dessa forma, será preciso criar uma estratégia eficiente, começando pela conscientização e educação do seu público-alvo.
Ele precisa entender que o produto ou serviço anunciado trará grandes benefícios para ele e por isso, será um investimento válido.
Vamos conhecer um pouco sobre alguns dos estímulos mentais. Veja a seguir:
Afeição ou afinidade
Ao usar esse estímulo, o copywriter está se baseando no princípio da conexão.
Nessa situação, as pessoas se sentem atraídas ou conectadas por pessoas que apresentem características comuns a elas.
Podem ser habilidades, defeitos, sentimentos ou até mesmo características ou gostos parecidos.
Esse estímulo é muito utilizado por influenciadores, quando oferecem conteúdos relevantes para atrair seu público-alvo.
Esse por sua vez, consome informações que tenham a ver assuntos que lhe interessam de alguma forma.
Essa é uma maneira de construir um relacionamento entre uma marca e seu público-alvo.
Mas, lembre-se que esse estímulo precisa ser aplicado como parte de uma estratégia eficiente e prolongada.
Aprovação social
Por meio desse estímulo é possível provocar a vontade em muitas pessoas para tomarem uma determinada decisão, baseadas no fato de que outros já fizeram o mesmo.
É comum que as pessoas se sintam seguras, ao perceberem que outras adquiriram um produto ou serviço.
Sendo assim, na hora de efetuar uma compra é bem comum as pessoas buscarem referências de pessoas que já passaram pela experiência e saber o que acharam.
Autoridade
Baseado no respeito, esse estímulo é muito aceito por quem toma decisões baseadas no respeito por alguém que ele considera superior.
Além disso, nessa situação não é preciso ter uma oferta declarada do produto, mas a indicação de alguém considerado autoridade no assunto já é suficiente para estimular o potencial consumidor e efetuar a venda.
Coerência e compromisso
É o estímulo que leva uma pessoa a se comportar de acordo com o compromisso assumido de forma pública.
Cumprir fielmente com aquilo que foi assumido é algo que influencia diretamente no senso de valor próprio, além de transmitir uma imagem forte para os que estão à sua volta.
Portanto, as pessoas têm forte tendência a se esforçar para cumprir coerentemente com o que foi acordado, para que o resultado não interfira na sua imagem pessoal.
Escassez
Quando o indivíduo percebe que poderá perder uma boa oportunidade, é comum que ele tome uma decisão mais rapidamente.
Isso acontece porque o cérebro naturalmente envia uma mensagem após reagir apenas de forma emocional e não racional.
O estímulo da escassez traz aquela sensação rápida de que ele não pode perder essa oportunidade e que precisa tomar uma decisão imediata.
Ele é conhecido também como estímulo da urgência.
Reciprocidade
Ao usar esse estímulo há uma sugestão para que o leitor tome uma decisão ou tenha ação positiva em troca de algum benefício.
Ele recebe algo de forma gratuita e é encorajado a entregar algo também de forma gratuita.
Certamente, você já preencheu algum formulário para baixar gratuitamente um ebook ou participar de algum evento on-line.
Nessa ação é empregado o estímulo da reciprocidade. Uma ação que impulsiona a outra e ambas as partes saem ganhando.
O usuário tem acesso a um conteúdo ou evento que lhe interessa e o empreendedor poderá formar sua lista de leads qualificados.
Há ainda outros estímulos emocionais que podem ser usados na elaboração de uma copy de valor. Porém, esse não é o único recurso.
As pessoas não são robôs para ouvir comandos e simplesmente atender o que está descrito no texto de venda.
Portanto, os serviços de copywriter fazem parte de uma estratégia de marketing construída por profissionais devidamente habilitados e capacitados.
Não basta apenas elaborar textos persuasivos e que vendem, eles precisam ser usados no momento certo, na linguagem do público-alvo e em tom agradável.
Curso de copywriting: por que o curso CopyXplod é o melhor?
Até aqui falamos sobre como escolher um bom curso de copywriting, as formas de atuação, ganhos e os principais gatilhos mentais que podem ser usados.
A partir daqui queremos apresentar a você um dos melhores e mais completos cursos para quem busca se profissionalizar na área.
Ao adquirir esse curso você terá acesso ao material para que você aprenda como transformar palavras simples em vendas explosivas.
Não estamos falando de promessas, de modelos prontos de copys para serem seguidos. E sim de uma aprendizagem sólida sobre Copywriting.
Por meio de uma linguagem simples e fácil, você vai aprender ações básicas, mas essenciais para a elaboração de copys que realmente entregam resultados.
Veja quais são elas:
- Construção de copys que realmente vendam;
- Como entender a mente de seus compradores e assim elaborar textos atrativos;
- Elaboração de uma copy hipnotizante já no início do texto;
- Como ser a primeira lembrança na mente do seu leitor e assim se tornar único;
- Como despertar a curiosidade dos compradores em relação ao seu produto;
- Pesquisa do público-alvo de uma forma que ele entenda que essa é a melhor opção para ele.
- Como apresentar produtos de valor de forma atrativa e vendável;
- E muito mais.
Você ainda terá a oportunidade de aprender com profissionais experientes, extremamente capacitados e comprometidos com a sua formação.
Além de terem contribuído para a formação de mais de 10.280 alunos que se dedicaram a se tornar grandes copywriters a ocupar um lugar especial no mercado.
Ou seja, ao adquirir o curso de copywriting você estará entrando para o time de profissionais vencedores e com o devido preparo.
Conclusão
Nada vai acontecer no seu futuro, se você não tomar decisões consistentes agora.
Portanto, na hora de escolher o curso de copywriter ideal para sua formação escolha um dos melhores do mercado atual.
Aprenda técnicas simples para elaborar as cartas de vendas de maior sucesso e assim alcançar o público-alvo que você deseja.
Seus lucros virão na mesma medida de seus investimentos em formação de qualidade e obtenção de conhecimentos que agregam valor à sua vida profissional.
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